O novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que se diz de direita e contra o comunismo/socialismo, cumpre a promessa de sobretaxar importações para, teoricamente, fortalecer a produção e a indústria interna norte-americana.

Uma contradição ideológica, pois o intervencionismo do estado no mercado é uma estratégia típica, justamente do progressismo de esquerda, contrário ao liberalismo de direita.
Para entendimento dos leigos, a política direitista defendida por Trump requer um estado mínimo, que não intervenha em nada, ou quase nada, e uma economia livre, que se autorregula.
Já a taxação do mercado internacional é o contrário, é o estado invadindo as relações comerciais, num expansionismo, muito comum em governos ditatoriais e ou esquerdistas.
O que tudo isso quer dizer? Poderia ser que esse lance de Direita X Esquerda não passa de retórica, feita para idiotizar as pessoas em apenas dois lados e sequestrar suas mentes com discursos rasos, já que não é necessário tanto raciocínio para tão pouca opção.
Nisso eu creio!