Max Verstappen venceu de ponta a ponta o Grande Prêmio da Estíria de Fórmula 1. Largando na pole-position, o piloto da Red Bull dominou toda a corrida para cruzar a linha de chegada 35 segundos à frente do heptacampeão Lewis Hamilton, seu rival ao título.
Essa foi a 14º vitória do holandês na categoria, a quarta da temporada e a segunda em sequência ao GP da França do domingo passado.
Hamilton terminou na segunda posição, enquanto seu companheiro Valtteri Bottas completou o pódio em terceiro.
Pela troca de mensagens no rádio, tudo indica que a Mercedes esperava um desgaste extra nos pneus da adversária Red Bull, imaginando que a velocidade extrema da equipe austríaca em reta significava menos pressão aerodinâmica, o que não se confirmou.
Sergio Perez, companheiro de equipe de Verstappen na Red Bull, terminou na quarta posição à frente de Lando Norris, da McLaren, que fez mais uma apresentação elogiada.
A Ferrari fez uma excelente corrida de recuperação e apresentou um bom ritmo no Red Bull Ring. Carlos Sainz largou em 12º e terminou em sexto. Já Charles Leclerc foi perdoado pelo público que o viu errar na primeira volta, tocar Pierre Gasly e cair para último. Ele passou a corrida inteira escalando adversário por adversário para terminar em sétimo.
Gasly não teve a mesma sorte, e por causa do toque do ferrarista, teve que abandonar a prova com sua Alpha Tauri.
Lance Stroll, da Aston Martin, foi o oitavo, à frente de Fernando Alonso, da Alpine, e Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, que fechou o Top 10.
A F1 volta às atividades no próximo fim de semana no mesmo autodromo Red Bull Ring, desta vez com o título de GP de Spielberg, mantendo os horários do início do treino classificatório, no sábado, e da largada, no domingo, para as 10h da manhã.