maior área de dunas da América do Sul é espetacular nos mais pequenos detalhes. Os morros de areia esculpidos pelo vento formam um mosaico da natureza deslumbrante , assim como as águas das lagoas entre as dunas, de cores turquesa e esmeralda, encantam e refrescam quem se aventura por ali, criando uma paisagem única no mundo.

Lençóis Maranhenses
Foto: Reprodução (mercadoeeventos.com)

Porém visitar os Lençóis Maranhenses vai muito além disso, o visitante também atravessa rios, toma banho no mar, mergulha de cabeça na cultura local e de quebra experimenta os sabores peculiares da região, atividades quase que obrigatórias para além dos limites do Parque Nacional.

Com cerca de 60 mil habitantes, 70 pousadas, 50 restaurantes, desenas de agências de viagens e “um dos maiores burburinhos ao redor dos Lençóis”, a cidade de Barreirinhas, distante 260 Km de São Luiz e 100 Km de Santo Amaro, é a principal porta de entrada para a atração turística.

Cidade de Barreirinhas às margens dos Lençóis Maranhenses
Foto: Reprodução (Buenas Dicas)

Não é a cidade mais perto do acesso à área de preservação ambiental, nem a mais charmosa, mas é a que concentra a melhor estrutura turística. É um lugar simples, mas muito acolhedor.

Em seus limites, Barreirinhas ainda abriga várias comunidades tradicionais maranhenses que transpiram interessantes culturas regionais. São locais onde comunidades fazem variedades exclusivas de farinhas de mandioca, como o povoado de Tapuio, ou desenvolvem lindos trabalhos de artesanato com a fibra do buriti, como na comunidade do Marcelino.

Há também, no caminho do Rio Preguiças, o vilarejo de Mandacaru, vila de pescadores entre a praia de Caburé e a praia de Atins, o mais antigo povoado ribeirinho da região, em que as famílias utilizam a pesca e a agricultura como sustento.

Vilarejo de Mandacaru no caminho do Rio Preguiça
Foto: Reprodução (aventure-se.com)

Por fim, Atins, que fica entre o curso d’água e o mar, é o povoado mais badalado, com a maior concentração de pousadas e restaurantes que merecem uma visita.

Diante da diversidade e de tantas atrações ímpares, é fácil concluir que os Lençóis Maranhenses é um destino feito da soma de lugares indispensáveis de visitar.