A pesquisa divulgada nesta quinta-feira (24) pelo instituto Ipec mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida presidencial de 2022 com 49% das intenções de voto, mais que o dobro dos 23% alcançados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Com essa diferença, o petista venceria as eleições já no 1º turno, caso a disputa ocorresse hoje.

Lula venceria Bolsonaro no primeiro turno, caso as eleições fossem hoje, disse pesquisa do Instituto Ipec / Foto: Reprodução (com edição da redação)

O levantamento feito pelo Instituto criado por ex-dirigentes o IBOPE também indica que Bolsonaro está perdendo espaço em redutos considerados, até então, favoráveis à ele. Entre o eleitorado evangélico, quem lidera a próxima corrida pelo Palácio do Planalto já é o ex-presidente Lula com 41% das intenções de votos, contra 32% do presidente.

No meio católico, a vantagem do petista é ainda maior, 52% a 20%.

A pesquisa mostrou ainda Ciro Gomes (PDT) com 7%, João Dória (PSDB) com 5%, e Luiz Henrique Mandetta (DEM) com 3%.

O Ipec entrevistou, presencialmente, 2.002 eleitores em 141 municípios brasileiros. A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 21 de junho de 2021. A margem de erro estimada é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.